terça-feira, 6 de março de 2012

Há 20 anos o Criciúma estreava na Libertadores

Por Lucas Heckler
Foto de:
Reprodução / Internet
Com o título da Copa do Brasil de 1991, o Criciúma assegurou vaga para a Copa Libertadores da América do ano seguinte. A primeira participação, e única até hoje, de um catarinense na competição internacional começou em 6 de março de 1992, ou seja, há exatos vinte anos.

A estreia aconteceu no Estádio Heriberto Hülse, e o placar, foi surpreendente: vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo. Após o primeiro jogo, o Criciúma partiu para território boliviano, e mesmo tendo como inimiga a altitude, o tricolor trouxe para casa uma vitória e um empate. Vitória por 2 a 1 sobre o São José e empate em 1 a 1 com o Bolívar.

Na sequência, o Criciúma voltou a enfrentar o São Paulo, e desta vez, na casa do adversário. E, o resultado foi uma derrota. Goleada por 4 a 0. Mas, a recuperação já veio na partida seguinte, com vitória por 5 a 0 sobre o São José (BOL) e 2 a 1 em cima do Bolívar (BOL).

Com os resultados, o Criciúma classificou-se em primeiro lugar da chave, sendo assim, teve como adversário nas oitavas de final o terceiro colocado do Grupo 4, no caso, o Sporting Cristal, do Peru.

Diante dos peruanos, vitórias por 2 a 1 (fora de casa) e 3 a 2 (no Estádio Heriberto Hülse). Nas quartas de final, o Criciúma volta a enfrentar o São Paulo. No jogo de ida, derrota por 1 a 0. No jogo de volta, disputado em Criciúma, empate em 1 a 1.

Os resultados negativos das quartas de final eliminaram o Tigre, porém, a façanha obtida pelos atletas, mereceu aplausos da torcida.

A campanha do Criciúma, composta por seis vitórias, dois empates e duas derrotas deixou o Criciúma na quinta posição, entre 21 equipes participantes. Salienta-se, que, o São Paulo, mais tarde, tornou-se campeão da Libertadores e da Copa Intercontinental (Mundial de Clubes).

Nenhum comentário: