quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Brasil busca quebrar maldição

Por Lucas Heckler
Foto de:
CBF/Divulgação

O Brasil está a um jogo de pôr fim a maldição do ouro olímpico. O primeiro título nas Olimpíadas na modalidade de futebol pode ser conquistado no próximo sábado, dia 11, em Londres (Inglaterra), diante do México, que jamais obteve uma medalha nos jogos. O confronto acontecerá no Estádio de Wembley, às 11 horas (horário de Brasília). 


Ambas as finalistas estão invictas na atual edição, mas o Brasil vem com um ponto interessante. Em todos os jogos, a seleção canarinho assinalou três gols. Na estreia, contra Egito, vitória por 3 a 2. Depois, 3 a 1 na Bielorrússia. Na última rodada da primeira fase, 3 a 0 diante da Nova Zelândia. Nas quartas de final e semifinal, vitórias, respectivamente, sobre Honduras (3 a 2) e Coreia do Sul (3 a 0). 


O México começou a jornada com um empate sem gols com a Coreia do Sul. Derrotando nas demais rodadas da primeira fase o Gabão, por 2 a 0, e Suíça, por 1 a 0. Nas quartas de final, 4 a 2 sobre Senegal. No último jogo antes da decisão, vitória por 3 a 1 em cima do Japão. 

O brasileiro Leandro Damião está na artilharia da Olimpíada 2012 com seis gols marcados. O principal goleador da seleção mexicana é Giovani dos Santos. O filho do ex-jogador brasileiro Zizinho, tem três gols marcados. 

Na última participação nas Olimpíadas, em 2004, o México foi eliminado na primeira fase, após perder para a Coreia do Sul, empatar com Mali e derrotar a seleção anfitriã, Grécia. O Brasil em 2008 ficou com o bronze, triunfando diante de Bélgica, Nova Zelândia, China (anfitriã), Camarões, e na decisão do terceiro lugar a Bélgica. O Brasil caiu na semifinal, quando perdeu para a Argentina por 3 a 0.

Nenhum comentário: